TODOS
Afinal que é motivação? Motivação é um processo que não se aprende numa palestra sobe o assunto, e sim é algo que vem de dentro de cada pessoa e que é influenciado pela família, pelo meio em que vive. Para Vergara (2009) a motivação é algo intrínseco, e próprio de cada individuo.
De acordo com Vergara (2009) ninguém pode motivar ninguém, apenas tentar influenciar para provocar a motivação.
A desmotivação também é um processo onde não está simplesmente ligada aos salários baixos ou falta de benéfico. Segundo Chiavenato (1997) as pessoas precisam associar seus objetivos pessoais com os objetivos da organização, porém, nem sempre isso é possível. Muitas pessoas ingressam em uma empresa acreditando que vão conseguir realizar seus objetivos pessoais, e quando isso não ocorre o individuo perde o interesse, e isso produz a desmotivação.
Um exemplo disse é uma pessoa que dedica horas de estudos para ingressar numa empresa onde sempre sonhou. Ela passa por todos os processos de seleção, é aprovado, quando assume o cargo, se sentindo feliz e realizado. Com o passar do tempo ela analisa e descobre que a empresa possui uma cultura organizacional totalmente diferente do que ele pensava ser, e isso causou conflitos pessoais e interpessoais, causando a desmotivação no individuo.
Podemos dizer que isso é o processo inicial da desmotivação, onde o individuo não consegue mais entender o porquê daquilo que realiza na empresa, já que ao olhar para o lado se observa pessoas que pouco fazem, e ficam de papo furado, criam contendas entre os membros da equipe e a chefia é omissa.
Neste contexto muitos decidem sair da empresa, outros entram na fase da acomodação, e ficam desmotivados, aceitando a situação presente porque precisam do tralho.
Para Chiavenato (1997) a motivação é um ciclo que inicia com a necessidade da realização um desejo, que é o estimulo , que leva uma pessoa a uma ação, e que quando é alcançado provoca alivio. Porem, quando não