todos
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS
S
RESENHA DO FILME DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
Varginha
2013
O filme “Doze homens e uma sentença” é um filme estadunidense de 1957, do gênero drama, dirigido por Sidney Lumet e roteiro por Reginald Rose. Teve como destaque os atores Henry Fonda, Martin Balsam, Jee L Cobb e Jack Warden.
Sidney Lumet foi um cineasta também estadunidense que dirigiu mais de 50 filmes. Entre eles Um Dia de Cão, de 1975 e O Veredito, de 1982, obras que lhe renderam indicações ao Oscar. Henry Jaynes Fonda foi indicado duas vezes ao Oscar na categoria de Melhor Ator, por As vinhas da Ira em 1940 e por Num Lago Dourado em 1981. Na indicação por Num Lago Dourado ganhou o prêmio. Até 2012 Henry foi o ator mais velho a receber esse prêmio, ele tinha 76 anos ao recebê-lo. Martin Balsam recebeu o Oscar ao concorrer na categoria de Melhor Ator pelo filme Mil Palhaços, de 1965. Também fez parte do elenco de Bonequinha de Luxo(1961).
Doze Homens e uma Sentença, gênero drama, teve o roteiro adaptado de um programa de TV de autoria do próprio autor, Reginald Uma das características que se destacam nessa obra é o predomínio de apenas uma locação: a sala onde os jurados decidem o destino de réu, fora essa sala há apenas mais dois breves cenários: a cena no inicio do filme e a cena final. O filme tem duração de 96 minutos. Recebeu prêmios como: BAFTA 1958 (Reino Unido) - Venceu na categoria de Melhor Ator Estrangeiro (Henry Fonda); Festival de Berlim 1957 (Alemanha) - Recebeu o prêmio OCIC e Urso de Ouro; Prêmio Edgar 1958 (Edgar Allan Poe Awards, EUA) - Venceu na categoria de Melhor Filme; Prêmio Bodil 1960 (Dinamarca) - Venceu na categoria de Melhor Filme Americano.
Ele gira em torno de um julgamento, na cidade de Nova Iorque, no qual um jovem de 18 anos é acusado de ter matado o próprio pai tendo doze homens que foram convocados para serem juris daquele julgamento. Como conjunto de praticas do