Todos
ESTUDOS PRECEDENTES
Neste capítulo, apresento um breve panorama das transformações culturais e epistemológicas que vêm ocorrendo nas sociedades ocidentais devido à imersão tecnológica em que vivemos, com a conseqüente mudança nas subjetividades e nos modos de ação social.
Este trabalho exigiu de mim a compreensão das novas dinâmicas culturais detectadas pelas ciências sociais no âmbito dos fenômenos da globalização, de movimentos populares e do impacto do audiovisual na sociedade, traduzidos especialmente nas transformações de comportamento que a televisão e o computador induziram. Estes fenômenos interferem na produção de
sujeitos
sociais e o modo como vêm sendo pensados pelas pesquisas realizadas nesse
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0212104/CB
campo ajuda a compreender os conflitos entre a chamada cultura midiática e a
"cultura escolar"1 , baseada no impresso .
No diálogo com diversos autores que refletiram sobre essas questões, pude vislumbrar um contexto interessante em torno do tema da pesquisa, que me auxiliou a analisar os dados.
1
Conjunto de conteúdos cognitivos e simbólicos que, selecionados, organizados,"normatizados" e "rotinizados", sob o efeito dos imperativos da didatização, constituem habitualmente o objeto de uma transmissão deliberada no contexto das escolas"(Forquin, 1993:167)
16
AS TECNOLOGIAS E A CULTURA AUDIOVISUAL
"Odilon ganhou um BMW vermelho num sorteio do supermercado e no começo foi aquela alegria! Só por parte da mulher e filhos, pois Odilon, sabendo que não poderia vender o carro por dois anos, embatucou: 'Eu não sei dirigir e não tenho dinheiro prá gasolina. O que que eu vou fazer com o carro?'Pois bem, o carro ficou lá parado na frente do barraco da família e aos poucos, foi virando outra coisa: virou proteção de goteira em dia de chuva, a bateria serviu para acender luz, o radiador quente deu para fazer churrasco. Depois de um tempo, venderam o barraco para morar no carro . O