todos
As proteínas são incríveis, versáteis e vitais moléculas operadoras celulares. Sem elas, a vida não existiria. Denominadas há 150 anos a partir da palavra grega proteios (de primeira importância), as proteínas revelaram incontáveis segredos do processo da vida, têm despertado muito interesse na área de alimentos.
Algumas proteínas são proteínas funcionais, operacionais; outras formam estruturas. As proteínas operacionais incluem as enzimas do corpo, anticorpos, veículos de transporte, hormônios, transportadores de oxigênio. As proteínas estruturais incluem tendões e ligamento, material de cicatrização, o centros dos ossos e dentes, os filamentos de cabelo, os materiais das unhas e outras mais. Todas as moléculas de proteínas têm muito em comum.
As proteínas são macromoléculas, isto é, moléculas grandes, constituídas por unidades chamadas aminoácidos. O que distingue uma proteína da outra é o número de aminoácidos, o tipo de aminoácidos e a sequência na qual eles estão ligados.
Os aminoácidos são ácidos orgânicos que possuem em sua molécula um ou mais agrupamentos amina. Qualquer molécula de aminoácido tem um grupo carboxila e um grupo amina ligados a um átomo de carbono
Os aminoácidos podem ser obtidos na dieta ou produzidos, a partir de açúcares.
As proteínas são as macromoléculas de maior abundância nas células vivas. Além disso as proteínas possuem uma enorme diversidade estrutural e funcional. As proteínas, por sua vez, são formadas por subunidades chamadas aminoácidos. Todas as proteínas são formadas a partir de um grupo de 20 aminoácidos, que formam as proteínas através de ligações covalentes numa sequência linear. Como cada um destes 20 aminoácidos possui uma característica diferente, as propriedades de uma dada proteína dependem diretamente de quais aminoácidos estão presentes na sua estrutura.
A dieta humana deve conter uma quantidade mínima de aminoácidos essenciais, aqueles que não são sintetizados endogenamente. Além disso,