Todos
A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outrem.
Este conceito sofreu mudanças em relação ao significado e conteúdo ao longo dos anos, influenciada por diversos processos e o surgimento de teorias. Neste trabalho não apresentaremos as teorias administrativas e suas aplicabilidades, mas a importância do administrador na atualidade.
Na antiguidade grega a administração recebeu grande influência dos filósofos como: Sócrates, Platão e Aristóteles. Para Sócrates a administração era uma habilidade pessoal, separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão, que era discípulo de Sócrates, em sua obra A República expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. Aristóteles, outro filósofo que analisou a administração pública e a distinguiu em três formas: Monarquia, Aristocracia e Democracia (Livro Política). (ALINE)
A administração é uma das áreas mais importante da atividade humana. A figura do administrador está presentes nas mais variadas instituições, seja ela com ou sem fins lucrativos. E a tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz.
Mas o que seria mesmo eficiência e eficácia?
Os conceitos de eficiência e eficácia são distintos, porém interligados, sendo assim, para algumas pessoas são considerados iguais. Mas estes conceitos possuem significados completamente distintos, pois uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa e, em relação ao conceito da efetividade, pode-se considerar como a prática da junção dos dois conceitos.
Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos