Todo Bom Empreendedor Sabe
Operador logístico: peça-chave para o sucesso
Em uma rápida definição, operadores logísticos são terceiros contratados para realizar funções logísticas que antes eram realizadas internamente na empresa. Esses profissionais também são conhecidos por 3PL, que é a sigla em inglês para third-party logistics.
Vale destacar que a popularização desses operadores aconteceu há pouco tempo, entre as décadas de 70 e 80, quando as empresas se viram obrigadas a enxugar custos e focar no que sabiam fazer melhor, ou seja, no carro-chefe de seus negócios. Terceirizando este setor da empresa e remanejando os serviços para empresas especializadas na área, o empreendedor está repassando a responsabilidade sob os processos logísticos para quem tem know how no assunto, otimizando tempo, recursos e mão de obra. Além de transportar toda a cadeia de materiais, o operador logístico ainda pode fornecer suporte através de caminhões, armazéns e gestão de estoques.
Afinal, quando recorrer a um operador logístico?
O ponto de partida para identificar se sua empresa tem demanda para contar com os serviços de um operador logístico é procurar