Todas as atividades da empresa oriundas de dívidas com terceiros, cujo vencimentos ocorrerão num prazo de 1 an
4. DIMENSIONAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES II
4.3 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
Outros desafios da Am estão em planejar e controlar os estoques para tentar mantê-los em níveis adequados, de forma a não afetar o processo produtivo, de forma que temos uma tendência dos estoques a flutuar em razão das entradas e saídas podendo sofrer a cada momento uma classificação diferente.
Desta forma temos de um lado que podemos ter estoque grande para evitar desperdícios e investimentos desnecessários e do outro falta de material que implica na paralisação da linha de produção e conseqüentemente falta de PA para entrega aos clientes. Temos na definição de Chiavenato(2005, p.77), que para controlar os estoques são necessárias duas ferramentas administrativas básicas: O fichário de estoque e a classificação ABC.
4.3.1 Fichário de estoque
O fichário de estoque também chamado de banco de dados sobre matérias, é o conjunto de documentos e informações que servem para informar, analisar e controlar os estoques de materiais. Em empresas em que o controle é manual normalmente fica alojados em um armário, arquivo, quadro, etc. Quando o processo é feito eletronicamente utiliza se o computador. Cada empresa define sua ficha de estoque(FE), que no caso deve conter alguns dados como identificação do item, controle do item, entradas e saídas do estoque, saldo, valor do saldo em estoque e rotação do estoque, desta forma quanto maior o grau de informação contida mais sofisticada ela será.
4.3.2 Classificação ABC
A classificação da curva ABC normalmente é utilizada no planejamento e controle de estoque que também recebe o nome de curva de Pareto, onde se tem a identificação que a maior parte investimento esta concentrada em um pequeno numero pequeno de materiais. Onde Pareto identificou que a riqueza de uma nação esta concentrada nas mãos de um numero pequeno de pessoas. Desta forma Chiavenato define a classificação ABC de acordo com sua quantidade, ou valor monetário, em