tocqueville
1. De que forma o autor aborda os temas da igualdade e da liberdade e qual a relação que estabelece com a democracia?
É através da discussão da questão da liberdade e da igualdade que Tocqueville vai procurar explicar o desenvolvimento sociopolítico das várias realidades por ele estudadas. A questão central de Tocqueville será sempre: “o que fazer para que o desenvolvimento da igualdade não seja inibidor da liberdade, podendo por isso vir a destruí-la”? Abordar, portanto, a questão da liberdade e da igualdade, em Tocqueville, é necessário falar de democracia. Em primeiro lugar porque Tocqueville identifica, igualdade com democracia, em segundo lugar porque ao não trabalhar apenas com indagações abstratas procura entender a questão da liberdade e da igualdade, onde, acredita, elas não foram contraditórias. Isto é, onde um processo de igualização crescente se dava ao mesmo tempo em que preservava a liberdade, melhor dizendo, onde a democracia se realizava com liberdade. Para ele, isso estava acontecendo nos Estados Unidos da América, por volta de 1830.
2. Por que Tocqueville temia o individualismo nas democracias? Quais os efeitos dessas características das sociedades modernas para a condução dos governos?
Tocqueville temia o individualismo nas democracias, pois, na sua visão, o despotismo se introduziu na democracia através do individualismo que caracterizou o estado social igualitário. Os efeitos dessas características seriam que os cidadãos, passando a dedicar-se cada vez mais aos seus assuntos privados, abandonariam o interesse pelos negócios públicos. Esse descaso pelas atividades abriria espaço para o surgimento de um Estado que primeiro se apoderaria de toda a administração pública e, depois, passaria a intervir nas liberdades fundamentais dos indivíduos.
3. De que forma as associações civis e políticas ajudam a manter o povo vigilante em relação aos perigos da liberdade que podem ocorrer pela ação dos governos?