CONCEITO
NFS, sistema de arquivo de rede, oferece o compartilhamento transparente de diretórios ou de sistemas de arquivos entre as máquinas de uma rede. o Compartilha arquivo entre máquinas Linux. o Servidor: oferece o compartilhamento.
Exporta sistemas de arquivos para tornar seu uso transparente a aplicações de clientes NFS.
Manipula os arquivos (leitura e/ou escrita) em resposta a uma solicitação do cliente NFS.
Não guarda informações sobre os arquivos acessados e/ou manipulados pelos clientes, já que o NFS é um protocolo sem estado. o Cliente: utiliza o compartilhamento.
Monta diretórios e sistemas de arquivos compartilhados pelo servidor NFS.
Arquivos são lidos ou gravados através de pedidos ao servidor NFS.
Mantém as informações referentes a seus arquivos abertos.
Vantagens
É um serviço muito útil, pois não é preciso copiar o conteúdo de um diretório para cada máquina da rede que precisar do mesmo. o Cada vez que for necessário acessar diretório ou arquivo, o mesmo poderá ser mapeado na máquina cliente, que terá acesso ao diretório no servidor como se estivesse acessando localmente. o Por exemplo, você poderia copiar todos os arquivos do CDs de instalação do Debian em um servidor e configurar o compartilhamento NFS. Assim, a instalação poderia ser realizada via rede.
Para acessar o compartilhamento é criado um diretório virtual na máquina cliente, que faz um link para o diretório do servidor. o A criação do diretório virtual é chamada de montagem.
A máquina cliente pode montar automaticamente os diretórios na inicialização (boot) entrada no arquivo /etc/fstab.
Desvantagens
Segurança (KON, 2009, on-line)