toc e tdc
1) TOC
Conceito:
É um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões.
Entende-se por obsessão pensamentos, ideias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira. Como um disco riscado que se põe a repetir sempre o mesmo ponto de gravação, eles ficam patinando dentro da cabeça e o único jeito de livrar-se deles por algum tempo é realizando o ritual próprio da compulsão, seguindo regras e etapas rígidas pré-estabelecidas, que ajudam a aliviar a ansiedade. Alguns portadores dessa desordem acham,que se não agirem assim,algo terrível pode lhes acontecer.No entanto,a ocorrência dos pensamentos obsessivos tende a agravar-se à medida que são realizados os rituais e pode transformar-se num obstáculo não só para rotina diária da pessoa como para a vida da família inteira.
Em geral,os rituais se desenvolvem nas áreas de limpeza,checagem ou conferência,contagem,organização,simetria,colecionismo e podem variar ao longo da evolução da doença.
No Brasil,estima-se que existam cerca de 3 a 4 milhões de portadores do TOC.Muitas dessas pessoas mesmo com sintomas que comprometem suas vidas nunca foram diagnosticadas ou tratadas.Isso ocorre por não se saber que esses sintomas constituem uma doença ou até mesmo por vergonha.
Geralmente acomete indivíduos jovens,ao final da puberdade,podendo ainda ter início na infância e dificilmente após os 40 anos.A incidência é igual entre homens e mulheres.
Compulsão e Obsessão
Compulsões podem ser encontradas em todas as culturas e partes do mundo em até 3% da população. Porque muitas pessoas com TOC têm a tendência de esconder a doença, principalmente por sentirem vergonha, e só procuram ajuda muito tempo depois do aparecimento dos primeiros sintomas, acredita-se que o número real de pessoas afetadas é ainda muito maior do que a