Aconselhamento Pastoral
Resumo: Como as Pessoas mudam
Introdução: Nós vivemos em uma cultura obcecada por mudança e também em uma cultura cristã obcecada por mudança.
Todos especialista tem uma teoria, um modelo para mudança; um plano para redenção.
Há duas razões pelas quais as pessoas que sabem que precisam mudar falham:
Diagnóstico errado: você não pode resolver o Problema antes de saber o que está errado. Então muito tempo, energia, medicamentos e dinheiro são despendidos, e você continua sem saber o que está errado consigo.
Remédio errado: até quando as pessoas o tomam por causa de seus problemas, frequentemente elas não compreendem o que se passa ou estão confusas a respeito da cura.
As escrituras são suficientes porque Cristo é suficiente.
Nossos aconselhados não precisam de moderadores, antidepressivos, eles precisam do Evangelho de Jesus Cristo, da graça que perdoa e da graça que os fortifica para mudar de dentro para fora.
O aconselhamento bíblico é aconselhamento cristão e qualquer conselheiro que leva o nome de cristão deve ser bíblico e deve insistir em ser Cristocêntrico.
Quem pode ajudar?
Da mesma forma, ajudar as pessoas a mudar não é necessário um grau avançado em psicologia ou aconselhamento. Mas deve entender como ocorrem a encontrar soluções reais para problemas reais.
O processo da mudança: Conhecer a estrutura básica da mudança fornece um plano e as direções necessárias para ajudar pessoas desesperadas e confusas a recompor suas vidas. A doutrina da mudança bíblica, mais conhecida como santificação progressiva é a mais negligenciada das Escrituras.
Jesus disse: “ se alguém quiser seguir – me” deve fazer três coisas ( Mt 16.24):
1) Negar a si mesmo
2) Tomar a sua cruz
3) E seguir – me
Paulo disse que a verdadeira mudança e encontrada em Jesus e que