TMS
Professor: João Santos Jorge Couto
TECNICAS DE MANUTEÇÃO
Introdução: Ao longo do tempo a área de manutenção tem mudado significativamente e o incremento destas mudanças pode ser observado no número e na variedade das instalações produtivas, com projetos cada vez mais complexos, com exigências de conhecimento técnico em níveis cada vez maiores, o que demanda uma atualização constante dos profissionais da área de manutenção. Uma tendência é que a área de manutenção nas empresas passa a ser considerada estratégica para os resultados dos negócios das mesmas, pois por meio da manutenção sistemática é possível antecipar-se e evitar falhas que poderiam ocasionar paradas imprevistas dos equipamentos produtivos. Da mesma forma, é possível se detectar uma situação onde haja expectativa de falha e programar-se para uma intervenção em oportunidade mais apropriada, sem prejudicar os compromissos de produção assumidos.
O que é Manutenção:
Manutenção é a acção de manter, sustentar, consertar ou conservar alguma coisa ou algo.
A manutenção é formada por um conjunto de acções que ajudam no bom e correto funcionamento de algo, como por exemplo a manutenção das máquinas de um avião.
O termo manutenção também pode estar relacionado com a conservação periódica, ou seja, com os cuidados e consertos que são feitos entre determinados períodos de tempo com o intuito de preservar, como por exemplo a manutenção de um património histórico.
A manutenção tem o intuito de reparar ou repor algo que está estragado ou que não funciona correctamente, consertando para que volte a desenvolver a função requerida inicialmente.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é feita não quando a máquina ou equipamento está com defeitos, mas sim para prevenir o surgimento de avarias. Este modelo de manutenção serve como precaução, para que não hajam surpresas desagradáveis ou