TMS
Introdução
Nesse trabalho será abordado sobre o software logístico TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte), qual sua importância, funcionalidades, etapas desse sistema, bem como seus objetivos e benefícios para uma empresa.
O TMS é uma ferramenta indispensável nas operações de transportes de qualquer empresa, pois esse sistema disponibiliza recursos que facilita os operadores logísticos à gerenciar melhor esse processo.
TMS – Sistema de Gerenciamento de Transporte
TMS é um sistema para administrar relacionamentos com transportadoras, fretes, controles de roteiros de entrega, controle de desempenho de veículos e motoristas, com o objetivo de fazer rastreamento de mercadorias e veículos, otimizando recursos de transportes. Suas principais etapas são:
• Gestão da expedição das Cargas;
• Planejamento e programação dos Fretes;
• Ocorrência no Transporte; • Comunicação com Parceiros; • Controle formal das negociações com as transportadoras. Tem como principais funções a rastreabilidade das informações e a emissão do romaneio de carga com as notas fiscais que serão expedidas, com opções de consulta para facilitar a montagem dos embarques, Controle e monitoramento dos fretes contratados pela empresa embarcadora, auxiliando nas operações decorrentes do frete previsto e realizado de matérias-primas, componentes, bens, materiais, embalagens e produtos acabados. Conferência automática, apontando as divergências entre o valor negociado e o valor cobrado pelo parceiro de transporte. Troca eletrônica de dados em tempo real entre o embarcador e seus parceiros de transporte, de forma a agilizar os processos operacionais e reduzir os erros causados pela entrada incorreta de informações. Registro, controle e monitoramento das ocorrências (roubo, avarias, reentrega, devolução, e outras conforme necessidade), durante o trajeto da carga, auxiliando nas operações decorrentes e na escolha das próximas ações, como o pagamento de diárias.
Apesar de ainda