Tms (transport management systems).
1 INTRODUÇÃO 4
2 A gestão de transportes 5
2.1 TMS 6
3 considerações finais 10
4 BIBLIOGRAFIA 11
INTRODUÇÃO
Os custos da atividade de transporte geralmente representam a maior parte dos custos logísticos das empresas. Muitas empresas estão buscando na terceirização e na adoção de tecnologias de informação formas de reduzir seus custos de transporte. Nesse contexto, a tecnologia da informação não poderia deixar de dar sua contribuição, visto que a mesma pode colaborar significativamente na redução dos custos de distribuição, bem como na melhoria do nível de serviço aos clientes. Com a possibilidade das empresas monitorarem em tempo real o seu produto, em todo o ciclo de distribuição, até os mesmos chegarem às mãos de seus clientes, inúmeras possibilidades de serviços adicionais são sugeridas. Entre estas tecnologias para gerenciar o sistema de transporte, encontra-se o TMS (Transport Management Systems). O qual irá ver a seguir.
A gestão de transportes
A gestão de transportes é parte essencial de um sistema logístico, sendo a atividade responsável pelos fluxos de matéria-prima e produto acabado entre os elos da cadeia logística.
Segundo Marques (2002), a alta complexidade gerencial, a intensa utilização de ativos e a gestão sob um grande fluxo físico de produtos tornam o transporte a maior conta individual de custos logísticos, que pode variar de um terço (produtos de alto valor agregado) a dois terços (produtos de baixo valor agregado) do total dos custos logísticos das empresas.
Um bom gerenciamento de transportes, segundo Marques (2002), pode garantir melhores margens para a empresa pela redução de custos e/ou uso mais racional dos ativos e um bom nível de serviço para os clientes, pelo aumento