tmp 30621 Expto 3 Purifica o por sublima o815960135
1161 palavras
5 páginas
Curso: Engenharia QuímicaDisciplina: Química Orgânica Experimental I
Profa. Dra. Renata Carolina Zanetti Lofrano
________________________________________________________________________________________________________
EXPERIMENTO 3: PURIFICAÇÃO POR SUBLIMAÇÃO
1. INTRODUÇÃO
Sabemos que a pressão de vapor de um líquido aumenta com a temperatura. Uma vez que o ponto de ebulição é atingido quando sua pressão de vapor é igual à pressão aplicada (normalmente, a pressão atmosférica), a pressão de vapor de um líquido é igual a 760 mmHg em seu ponto de ebulição. A pressão de vapor de um sólido também varia com a temperatura. Devido à esse comportamento, alguns sólidos podem passar diretamente para a fase de vapor sem ter passado pela fase líquida. Esse processo é chamado de sublimação. Considerando que o vapor pode ser ressolidificado, o ciclo total de vaporizaçãosolidificação pode ser utilizado como método de purificação. A purificação pode ser bem sucedida somente se as impurezas presentes na amostra a ser purificada tiverem pressões de vapor significativamente menores que o material que está sendo sublimado.
A sublimação em geral é uma propriedade de substâncias relativamente apolares que também possuem estruturas altamente simétricas. Compostos simétricos apresentam pontos de fusão relativamente altos e pressões de vapor elevadas. A facilidade com que uma substância pode escapar do estado sólido é determinada pela intensidade de suas forças intermoleculares. Estruturas moleculares simétricas têm uma distribuição de densidade eletrônica relativamente uniforme e um pequeno momento dipolar. Um menor momento dipolar significa uma maior pressão de vapor por causa das forças eletrostáticas atrativas menores no cristal.
Figura 1. Curvas de pressão de vapor para sólidos e líquidos. (A) Esta substância mostra as transições de sólido para líquido para gás à pressão de 760 mmHg. (B) Esta substância mostra uma transição de sólido para gás à pressão de
760 mmHg.
Os sólidos