3B 24 LUCAS corrigido
Muito se questiona sobre a importância da “Física” em nosso cotidiano, desde os primórdios da humanidade o ser humano tem um forte interesse em tentar compreender a natureza, suas leis e como ela se comporta. Durante muito tempo, acreditava-se que as leis que regiam a natureza estavam associadas apenas a Terra e suas proximidades, mais hoje essa teoria já foi quebrada. Durante o passar dos anos muitos passos dados em direção ao conhecimento da natureza foram dados e alguns estão fundamentados em grandes descobertas como é o caso da: descoberta da radioatividade e a descoberta dos raios-X.
A Física permite-nos conhecer as leis gerais da Natureza que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam, tanto no Universo circundante como no Universo em geral. O objetivo da Física consiste em descobrir as leis gerais da Natureza e esclarecer, com base nelas, processos concretos. Os cientistas entenderam que o universo não é conjunto simples de acontecimentos independentes, mas todos eles constituem manifestações evidentes do Universo considerado como um todo.
De acordo com um dos maiores físicos já existentes, o modelo de
Newton, todo universo consta “de partículas duras, pesadas, impenetráveis e cheias de movimento’’. São partículas elementares absolutamente duras: a sua dureza é infinitamente superior à dos corpos constituídos por elas, tão duras que nunca sofrem desgaste nem ruptura. As partículas diferem umas das outras apenas quantitativamente, isto é, pelas suas massas. Toda a riqueza, toda a diversidade qualitativa do Universo resulta das diferenças no movimento das partículas.
As leis que regulam o movimento dos corpos, descobertas por Newton, obedecem com exatidão tanto os grandes astros como as pequeníssimas partículas de areia agitadas pelos ventos. O próprio vento obedece às mesmas leis, pois que consta de partículas de ar invisíveis a olho nu.
Durante Muitos anos os cientistas consideravam que as leis de Newton