Titânio
DCEEng – Departamento de Ciências Exatas e Engenharias– Campus Panambi
DIÓGENES TOLENTINO
JONATHAN DRUN
KEVIN FACCIN
LEANDRO KOTTWITZ
MAICON FACCIN
SAMUEL NASSO
UILIAN DA SILVA PIUCO
TITÂNIO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA II
Panambi
2012
Sumário 1. INTRODUÇÃO 2 2. HISTÓRIA DO TITÂNIO 3 3. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: 3 4. OBTENÇÃO 5 5. ONDE É ENCONTRADO 6 6. SOLDAGEM DE TITÂNIO 7 6.1 COMO SOLDAR TITÂNIO 8 6.2 CURIOSIDADES SOBRE SOLDAGEM DE TITÂNIO 9 6.3 PROCESSOS DE SOLDAGEM A LASER 9 7. BIOMATERIAIS 10 8. APLICAÇÕES DO TITÂNIO E SUAS LIGAS 11 10. CONCLUSÃO 17 11. BIBLIOGRAFIA 18
1. INTRODUÇÃO
O Titânio é um elemento metálico muito conhecido por sua excelente resistência à corrosão e por sua grande resistência mecânica.
É um elemento que ocorre em vários minerais, sendo as principais fontes o rutilo e a ilmenita. Apresenta inúmeras aplicações como metal de ligas leves na indústria aeronáutica, aeroespacial, bélica entre outras.
2. HISTÓRIA DO TITÂNIO
O titânio (chamado assim pelos Titãs, filhos de Urano e Gaia da mitologia grega) foi descoberto na Inglaterra por William Justin Gregor em 1791, a partir do mineral conhecido como ilmenita (FeTiO3). Este elemento foi novamente descoberto mais tarde pelo químico alemão Heinrich Klaproth, desta vez no mineral rutilo (TiO2), que o denominou de titânio em 1795.
Matthew A. Hunter preparou pela primeira vez o titânio metálico puro (com uma pureza de 99,9%) aquecendo tetra cloreto de titânio (TiCl4) com sódio a 700-800 °C num reator de aço. 3. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: O Titânio é um elemento químico de símbolo Ti, número atômico 22 (22 prótons e 22 elétrons) com massa atômica 47,90 u. Trata-se de um metal de transição leve, forte, cor branca metálica, lustroso e resistente à corrosão, sólido na temperatura ambiente. O titânio é