Titânio
Possui como uma das principais funções, a indicação para seu uso em ambientes que propiciem a corrosão, pois se trata de um metal bastante resistente. Apesar de ser um pouco reativo, possui tal resistência devido a uma película de óxido capaz de realizar uma proteção em sua superfície. Quando submetido a uma pressão de 298 K apresenta-se no estado sólido, é dotado de uma cor prateada. Possui ponto de fusão de 1941K, ponto de ebulição de 3560 K e baixa densidade.
Trata-se do nono elemento mais abundante da Terra, pode ser encontrado no sol, meteoritos e em diversos minerais, como a ilmenita (FeTiO3) e o rutilo (TiO2). Estima-se que suas reservas no planeta ultrapassem a faixa de 600 milhões de toneladas.
Aplicações
É bastante utilizado na indústria aeroespacial (o titânio só começou a ser explorado em larga escala depois do crescimento desse setor), onde formam ligas com outros metais para originar diversos tipos de estruturas. É recomendado por ser conjuntamente forte, resistente e leve, além da capacidade de suportar altas temperaturas. Devido a essas características também é explorado pelo setor automobilístico (fabricação de conexões) e marinho (turbinas e hélices).
A área da segurança também tira proveito de suas propriedades, onde o metal é matéria importante na fabricação de carros blindados, cofres e portões de segurança.
O titânio é utilizado para fazer próteses com a finalidade de substituir articulações. Outra aplicação essencial é feita em implantes dentários, onde pinos de titânio substituem as raízes dos dentes. O uso é indicado devido a sua alta biocompatibilidade, além de possuir alta