Titânio na construção civil
O Titânio é um elemento químico de símbolo Ti número atômico: 22 (22 prótons e 22 elétrons) massa atômica: 47,90 u.
É um metal de transição leve, forte, sua cor é branca metálica, lustroso, e solido na temperatura ambiente. excelente resistência à corrosão grande resistência mecânica baixa condutividade térmica (elevado ponto de fusão) e elétrica.
O Titânio metálico não é encontrado livre na natureza, porém é o nono elemento químico em abundância na crosta terrestre e está presente na maioria das rochas ígneas e sedimentares provenientes do intemperismo sobre as rochas ígneas portadoras de minerais de titânio.
Dos diversos minerais portadores do metal, somente a ilmenita, leucoxeno e rutilo são utilizados comercialmente para a extração de titânio. Estima-se que suas reservas no planeta ultrapassem a faixa de 600 milhões de toneladas.
Dentre seus compostos, o de maior uso (95%) é o dióxido de titânio, TiO2, que tem uma vasta rede de aplicações. Dentre elas destacam-se:
Filtragem de água( filtro);
Separador de hidrogênio de águas não potáveis
(o que o torna a um possível combustível no futuro); Protetor Solar.
No Brasil, o maior consumo de titânio é destinado à fabricação de tintas, esmaltes e vernizes (52%), seguido pela siderurgia (36%), produção de ferro-ligas (11%) e outras destinações como soldas, anodos para galvanoplastia, e indústria de pisos e revestimentos que absorve aproximadamente
1%.
Tende a se sobressair em alguns tópicos:
Mais forte que o aço, porém 45% mais leve.
É 60% mais pesado que o alumínio, porém 2 vezes mais forte.
Indústria química: devido à sua resistência à corrosão e ao ataque químico
Indústria naval: o titânio metálico é empregado em equipamentos submarinos e de dessalinização de água do mar
Submarino com casco de titânio
Indústria aeronáutica: é usado na fabricação
das