Titulos publicos
O Tesouro Nacional(2012), define títulos públicos como ativos de renda fixa que se constituem em boa opção de investimento para a sociedade. Os títulos públicos possuem a finalidade primordial de captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como para financiar atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infra-estrutura.
Segundo, Pereira(2009) os títulos públicos são denominados ativos de renda fixa por prometerem a seu proprietário o pagamento de determinada quantia em datas previamente estabelecidas.
Neto (2009) complementa que os títulos públicos podem ser emitidos pela União,Estados e Municípios, é uma importante alternativa de captação de recursos para o governo, constituindo a denominada Divida Mobiliaria da União.
Risco Para ,NETO (2006) o conceito de risco pode ser entendido de diversas maneiras,dependendo do contexto da pessoa que esta avaliando.As principais causas determinantes do risco econômico são de natureza conjuntural, de mercado e do próprio planejamento e gestão da empresa.O risco financeiro, de outro modo esta mais diretamente relacionado com o endividamento da empresa, sua capacidade de pagamento,e não com decisões de ativos,conforme definidas para o risco econômico.
GITMAN (1997p.202) refere-se ao risco como sendo a possibilidade de prejuízo financeiro, ou mais formalmente, a variabilidade de retornos associados um determinado ativo.
SECURATO (1999p. 379) afirma que o risco está associado à probabilidade de fracasso de um dado evento.
Segundo ROSS, WESTERFIELD e JAFFE (1995p.218) risco de mercado é o risco sistemático, que não pode ser diversificado através da composição de carteira.
MORAES (2000p. 145) completa dizendo que é a probabilidade do preço de um ativo ir em direção contrária daquela esperada pelo seu detentor.
Para COPELAND (1988p133), um dos benefícios de se aplicar em fundos é a minimização dos riscos não sistemáticos, que podem ser feitos através de uma