Macroeconomia
1-Sendo a renda como a somatória das remunerações dos indivíduos e o produto definido como a somatória do valor de mercado dos bens finais de uma economia em determinado período de tempo, qual o significado da afirmação ‘’a renda é igual ao produto ´´ ? R-O lucro obtido pelos empresário referente as vendas, remuneram os fatores de produção (empregados); salários para os trabalhadores ,juros para o capital ,alugueis para os proprietários e lucro para eles mesmos .Quando consideramos o total de pagamentos realizados aos fatores de produção de renda conseguimos entender a ligação entre Produto e renda.
Exemplo:
Produto Renda
Alimentos Salários
Roupas Aluguéis
Moradia Juros
Transportes Lucros
Saúde
etc
$15 bilhões = $15 bilhões
2-Renda nacional = Renda disponível do setor privado + Renda disponível do governo.
R-As pessoas recebem pelas vendas da produção às empresas,as quais são chamadas de renda. A renda da terra é o aluguel, a do capital é o lucro (ou os juros, quando o capital é emprestado por terceiros) e a renda do trabalho é o salário. Assim, aluguéis, lucros, juros e salários são os principais componentes da Renda nacional do país.
A Renda do setor Privado é a renda efetivamente disponível para o setor privado gastar ou poupar. É igual à renda disponível total mais as transferências e subsídios do governo ao setor privado (pensões), menos os impostos diretos e indiretos e outras receitas correntes do governo.
A renda disponível do setor público é a renda disponível para o governo utilizar para seus gastos ou poupar. É dada pela diferença entre o total de receitas correntes do governo e as transferências e subsídios ao setor privado.
3- É sabido que uma parcela significativa da população brasileira vive em condições de extrema pobreza. Medidas como, por exemplo, majoração do salário mínimo a níveis compatíveis com as necessidades dos trabalhadores e fixação de salário-