titulo
Parte I – Embasamento administrativo
1) Conforme o estudo de caso, informe qual abordagem da Teoria da Administração II utilizada e aponte as características que definem a abordagem escolhida. Tome como base a unidade 2 do livro (Unidade 2 – Abordagem neoclássica, APO e estruturalismo), mais os livros das referências bibliográficas.
Dentre essas fases destacamos a Teoria Clássica, que foi idealizada por Henri Fayol Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência, também voltada para a estrutura organizacional, nesse sentido abordava que a especialização nas organizações que poderia ser: vertical, como níveis hierárquicos, com o crescimento da cadeia de comando, e horizontais, com maior número de órgãos especializados no mesmo nível hierárquico. Fayol Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.
Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, sendo que a sua principal teoria era a centralização versus a descentralização na centralização as organizações deveriam ser tomadas pelos administradores de níveis mais elevados e na descentralização as decisões eram tomadas pelos diferentes níveis de grau financeiro, ou seja, hierárquicos. Com isso seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios Básicos de Fayol.
Tendo como ótica a