titulo
A idéia nasceu de dois grandes projetos. Um deles é de iniciativa da Eletrobrás, que vem estimulando as empresas do setor a criar ou fortalecer programas desse tipo. O outro é o de Gestão do Conhecimento, que a binacional já vinha executando e que visa a organizar o seu capital intelectual.
Um dos aspectos do projeto é a interconexão de todos os bancos de dados. Para isso, foi criado o portal Gestão do Conhecimento, disponível na intranet. A implantação mostrou que já havia diversas iniciativas de sistematização do capital intelectual da empresa. Um dos temas já completamente mapeado é a instalação de uma nova unidade geradora.
A Universidade Corporativa é gerida por um conselho com 14 integrantes (sete de cada país) e conta com facilitadores de diversas áreas. No estágio atual, toda a parte legal foi concluída, inclusive a criação do estatuto, que estabelece sua atuação em três linhas básicas: Educação Corporativa; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; e Gestão do Conhecimento.
A UCI vai atuar como uma entidade articuladora entre os diversos setores da empresa, envolvendo principalmente as áreas de recursos humanos, treinamento e Tecnologia da Informação.
A Universidade não terá uma estrutura física própria. Por isso, vai trabalhar próxima de organismos como o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que já atua em pesquisa e desenvolvimento.
A idéia é não replicar atribuições. Para coordenar essa integração, há uma câmara técnica que define as ações prioritárias, como a criação do Centro de Estudos Avançados de Segurança de Barragem, em parceria com o PTI, e na formação de cursos de especialização, em parceria com instituições da esfera federal, entre elas o Ministério da Educação (MEC).
Além de