Titulo trabalho sociologia
Durante uma pesquisa de campo fui ao um lixão para observar como era feita a coleta e reciclagem do lixo urbano. Observando à minha volta, me deparei com uma cena chocante e decidi relatar o fato. Eu, como ser humano, não queria acreditar, mas era sim impressionante, encontrei um adolescente a procura de alimento, naquelas condições em meio ao lixo, animais e insetos peçonhentos. Ratos, urubus e baratas eram moradores daquele lugar, bem como aquele garoto negro de olhos reluzentes, porém de aspecto triste e muito criativo, pois ele usava em seus pés duas garrafas Pets de refrigerante amassadas, onde amarrou duas tiras de pano e fez um chinelo.
Embora eu estivesse ali fazendo uma pesquisa, não pude deixar passar despercebida aquela terrível situação. Aqueles jovens pés cansados, desgastados e implorando por algo mais confortável. Sem falar do local que é totalmente diferente do que estamos acostumados, pois se trata de um lixão e reciclagem de materiais, contudo, o local é insalubre à saúde humana e ver um garoto em meio a pilhas de papel e papelão, garrafa e latas além do lixo propriamente dito, não reciclável.
Perguntei ao adolescente quantos anos tinha e ele respondeu quatorze anos. Me disse que gosta muito de estudar, mas a situação em que se encontrava não daria para tal desejo. Dei àquele pobre adolescente um lanche e perguntei onde estavam seus pais. Ele respondeu que o pai estava preso, e a mãe catando material reciclável. Perguntei sobre o chinelo que ele usava feito de garrafas Pet e ele respondeu que havia feito aquele calçado para tentar aliviar um pouco as dores das feridas que carregava na sola dos pés.
Depois de uma breve pausa, comecei olhar ao meu redor e vendo tudo aquilo, máquinas e caminhões fazendo o seu trabalho, pensei na dura realidade de muitas pessoas que pela sociedade são esquecidas. A reciclagem humana é necessária, pois quando você trabalha com o lixo em uma comunidade que se considera o lixo da