titulo mais legal
Durante o terceiro experimento no laboratório de física 1, foi realizado um estudo sobre lançamento horizontal de projéteis. O primeiro cientista a estudar este assunto, de fato, foi Galileu Galilei. O pensador grego foi responsável por provar que o lançamento horizontal pode ser decomposto em dois movimentos, uma na horizontal e outro na vertical. Isto ocorre pois o espaço em que vivemos é isotrópico, ou seja , todas as propriedades físicas mantém-se idênticas independente de sua direção. O lançamento horizontal é caracterizado por realizar um trajetória parabólica em que o corpo lançado, no momento do lançamento, apresenta uma velocidade horizontal constante, velocidade vertical nula e aceleração vertical orientada pela gravidade, como na figura a baixo:
Atualmente, o estudo iniciado por Galileu tem diversas aplicações. Um bom exemplo é a área esportiva, onde define a melhor trajetória para um chute, como no futebol, ou para um saque, como no vôlei. Outra área que utiliza esse conhecimento é a de perícia criminal. Os peritos físicos utilizam esse estudo para analisar a trajetória de projéteis de armas de fogo.
MATERIAIS E MÉTODOS
Neste experimento, foram utilizados (as):
Um projétil: uma esfera maciça de metal e dimensão desprezível;
Uma rampa de madeira;
Três folhas sulfite cortadas em dimensão de 6,9 x 29,8 cm cada;
Três folhas de papel carbono de dimensões 6,9 x 29,8 cm cada;
Uma haste de madeira;
Uma fita métrica de precisão 0,1 cm;
Um rolo de fita adesiva. Figura 1 Figura 2
Figura 3
DESENVOLVIMENTO
A esfera de metal foi colocada no topo da rampa de madeira, e sofreu um pequeno impulso para começar sua descida. Ao passar pelo fim da rampa, que aqui será a origem do sistema de coordenadas do plano cartesiano bidimensional, é calculada sua velocidade.
Após passar pela origem do sistema, a esfera cai em queda livre, em