Titulação
|
Introdução
Titulação é uma das técnicas universais de química e é geralmente usada para determinar a concentração de um soluto. Podem ser titulações ácido-base, na qual um ácido reage com uma base, ou titulação redox, na qual a reação é entre um agente redutor e um agente oxidante.
Uma titulação é realizada pela lenta adição de uma solução padrão de uma bureta, ou outro aparelho dosador de líquidos, a uma solução de analito até que a reação entre os dois seja julgada completa. O volume, ou massa, de reagente necessário para completar a titulação é determinado pela diferença entre as leituras inicial e final.
Titulação
Titulação é um processo físico pelo qual é possível determinar a concentração de substâncias de natureza ácida ou alcalino-básica nas composições. Quando temos uma substância ácida de concentração desconhecida usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido. O mesmo acontece quando a base tem concentração desconhecida.
A titulação é bastante utilizada em química analítica quantitativa. Trata-se de uma técnica volumétrica. Por ela, a medição dos volumes determina a concentração de uma solução utilizando outra solução, chamada de solução padrão.
O objetivo da técnica é gerar uma reação entre ácido e base. O ponto de equivalência da reação é atingido quando o número de moles do ácido se iguala ao número de moles da base.
O processo é feito utilizando uma bureta, um suporte universal e um erlenmeyer. Pela titulação, podemos determinar a concentração de uma solução com a adição lenta de outra solução. As duas soluções reagem rapidamente até se atingir o ponto de equivalência ou ponto final, determinado com o auxílio de um indicador. Em uma titulação, o ponto em que a quantidade de reativo titulado adicionado é exatamente a suficiente para que se combine em uma proporção estequiométrica, ou