Atps
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
4° PERÍODO
ATPS MATEMÁTICA FINANCEIRA
PROFESSORA EAD: Maria Ivonete Melo de Carvalho
TUTOR PRESENCIAL: Erônides Junior
TUTORA A DISTÂNCIA: Cintia Galeni
Bruno Magnum RA 3333548754
Denise Moreira RA 3333548754
Laurieny Alves RA 2307359757
Mara Pereira RA 2330426498
Olívia Souza RA 2330401013
Belo Horizonte/ MG
2012
ETAPA Nº 1:
Passo nº 2:
O regime de juros simples, é aquele no qual os juros incidem sempre sobre o capital inicial. Este sistema não é utilizado na prática nas operações comerciais, mas, a análise desse tema, como introdução à Matemática Financeira, é de uma certa forma, importante.Considere o capital inicial P aplicado a juros simples de taxa i por período, durante nperíodos.Lembrando que os juros simples incidem sempre sobre o capital inicial, podemos escrever a seguinte fórmula, facilmente demonstrável:
J = P . i . n = Pin
J = juros produzidos depois de n períodos, do capital P aplicado a uma taxa de juros por período igual a i. No final de n períodos, é claro que o capital será igual ao capital inicial adicionado aos juros produzidos no período. O capital inicial adicionado aos juros do período é denominado MONTANTE (M). Logo, teríamos:
M = P + J = P + P.i.n = P(1 + i.n)
Portanto, M = P(1+in).
Composto: O capital inicial (principal) pode crescer, como já sabemos, devido aos juros, segundo duas modalidades a saber:
Juros simples - ao longo do tempo, somente o principal rende juros.
Juros compostos - após cada período, os juros são incorporados ao principal e passam, por sua vez, a render juros. Também conhecido como "juros sobre juros".
Juros compostos são os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Juros compostos fazem parte de disciplinas e conceito de matemática financeira, e esses juros são representados através de um percentual. A fórmula de juros compostos pode