Titulação
Introdução
A padronização de uma solução convém para determinação de sua concentração real (ou pelo menos um valor muito próximo do real), ou seja, é um reagente de concentração conhecida que é usado para fazer uma análise volumétrica. O padrão primário é um composto com uma pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão.
A titulação é realizada pela branda adição de uma solução padrão de uma bureta, ou de outro aparelho que faça a dosagens de líquidos, até chegar o ponto de equivalência ou ponto de viragem que é a quantidade de titulante é quimicamente equivalente ao analito na amostra, que no caso desse experimento é o hidróxido de sódio com o biftalato de potássio, usa-se um indicador na solução de analito para produzir a alteração física visível, mostrando o ponto final, próximo ao ponto de viragem.
O ponto final da titulação é quando ocorre uma alteração física associada a condição de equivalência química, no caso do experimento realizado o ponto final da titulação a condição física visível é possível ver uma coloração rósea, ou seja, um rosa bem fraco, pois o indicador usado foi o fenolftaleína.
Para assim padronizar uma solução que no caso é a solução de NaOH que é um padrão secundário, ou seja , é uma substância que pode ser usada nas padronizações, cujo teor da substância ativa foi determinado pela comparação contra um padrão primário no caso o biftalato de potássio e a partir da solução de NaOH encontrar outros padrões.
Objetivos
Titulação ácido-base utilizando um ácido forte e uma base forte, baseando na sua concentração de uma ácido HCl de concentração desconhecida pela reação de neutralização de uma base NaOH de concentração conhecida.
Materiais e Reagentes
Materiais:
10 Erlenmeyer.
4 béqueres.
Pipeta volumétrica
Picete com água.
Pera.
Funil.
Reagentes e soluções:
0,40g de NaOH;
Solução de água livre de CO2;
0,10g de Biftalato de Potássio;
Procedimento