titulação
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS SOCIAIS DE TEÓFILO OTONI
CURSO DE FARMÁCIA
AULA PRÁTICA: TITULAÇÃO
TEÓFILO OTONI
2014
INTRODUÇÃO
A titulometria de neutralização compreende titulação de espécies ácidas com solução padrão alcalina e titulações de espécies básicas com solução básica com solução padrão ácida. O reagente titulante é sempre um ácido forte ou uma base forte.
Comumente, o ponto final na titulometria de neutralização é sinalizado com o auxílio de indicadores ácido-básicos. É, assim, muito importante, posto que cada indicador possua uma zona de transição própria, conhecer o ponto de escala do pH em que se situa o ponto de equivalência da titulação e, mais do que isso a maneira como varia o pH no curso da titulação, particularmente em torno do ponto de equivalência. O ponto de equivalência coincide com o ponto de neutralidade (pH 7) quando a titulação envolve um ácido forte e uma base forte.Nos demais casos, o ponto de equivalência se acha deslocado para a região alcalina na titulação de uma ácido fraco com uma base forte, e para a região ácida na titulação de uma base fraca com um ácido forte.Mais decisivo para a adequada escolha do indicador é,entretanto, o conhecimento da forma como varia o pH nas imediações do ponto de equivalência.
Os indicadores ácidos e base são, usualmente, compostos orgânicos de elevado peso molecular, que se comportam em solução aquosa como ácidos fracos (indicadores ácidos) ou bases fracas (indicadores básicos) e mudam gradualmente de coloração dentro de uma faixa relativamente estreita da escala de pH, chamada zona de transição.
CONCLUSÃO
Pode-se concluir que a reação de neutralização consiste na combinação de íons H+ e OH- com formação de água. A volumetria de neutralização se aplica à determinação de substâncias de caráter ácido e básico. Os ácidos são