Titulação
Utilizando os conhecimentos adquiridos das últimas aulas, o experimento realizado no dia 11 de março de 2014 teve como objetivo determinar através da titulação o teor, em massa, de ácido acetilsalicílico em comprimidos de analgésicos.
O ácido acetilsalicílico é um dos medicamentos mais comuns e utilizados na indústria farmacêutica, sendo ele uma substância orgânica, possuindo uma ação antitérmica, no abaixamento da febre; analgésica, no alivio das dores e, antiinflamatória, no tratamento de inflamações. Este pode ter seu teor em massa determinado por volumetria de neutralização, ou seja, através da titulação de uma solução de hidróxido de sódio previamente padronizada.
Materiais orgânicos derivam do que em algum momento foi um organismo vivo, ou seja, é a matéria em decomposição, composta essencialmente de compostos de carbono. Para que se forme matéria orgânica, o carbono se associa ao oxigênio e ao hidrogênio. Por vezes, outros elementos podem se associar aos compostos de carbono, como o enxofre ou a glicose. Materiais orgânicos compõem cerca de 95% das substâncias existentes no Planeta Terra.
Uma titulação ácido-base está baseada através da reação de neutralização, devido a isto, ás vezes, ela é denominada de volumetria de neutralização. Sendo assim através de uma solução alcalina de concentração conhecida podemos determinar a concentração de soluções ácidas e vise-versa.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização deste experimento foram utilizados erlenmeyer de 125 ml; bureta; funil; balança analítica; comprimidos de AAS, Melhoral; solução padrão de hidróxido de sódio 0,10 mol/L padronizada; etanol; água; solução alcoólica de yamada.
O procedimento experimental ocorre da seguinte forma: o comprimido de doril é pesado, sua massa anotada; então ele é colocado no erlenmeyer junto com 20 ml de água, a mistura é agitada até o comprimido se desmanchar; em seguida adiciona-se 20 ml de etanol ao erlenmeyer e agita-se até que a mistura