Titulação
Usa-se um grande número de solventes inorgânicos para determinações em meio não – aquoso. Em todas as circunstâncias, para que se obtenham pontos finais nítidos, os solventes usados devem ser puros, secos e de grau analítico.
O ácido acético glacial, ácido usado para ambas as titulações desse trabalho, é o solvente mais utilizado com sua finalidade essencial, solvente. Esse ácido pode ser usado puro ou em conjunto com outros solventes; para a titulação realizada, o ácido foi utilizado puro.
A maioria das titulações – não aquosas também é feita com uma variedade limitada de indicadores, o escolhido para auxiliar a titulação foi o violeta cristal, pois é utilizado em titulações com ácido acético glacial. Sua indicação de cor se inicia no violeta, passando para azul, para o verde e por fim, para um amarelo esverdeado, indicando a mudança de meio na titulação. (VOGEL, 1992)
JUSTIFICATIVA A metodologia inicial proposta para a determinação do ácido épsilon aminocapróico em medicamentos previa a aplicaçâoo das ténicas potenciométrica e condutimétrica em meio aquoso. O objetivo inicial era titular amostras do comprimido com solução padronizada de HCl, porém o fármaco apresentou comportamento anfótero não permitindo a aplicação dos métodos inicialmente previstos. Assim sendo foi feito um estudo para a utilização dos métodos volumétrico e potenciométrico em meio não aquoso. Tal utilização foi possível devido á formação de par iônico entre o grupo amina e o íon H+ proveniente do titulante (ácido perclórico).
Optou-se então, em realizar uma análise comparativa entre o método volumétrico e potenciométrico na determinação da substância.