Titulação Prática
Essa experiência foi realizada para titulação de uma solução de concentração desconhecida, apresentada pelo professor. A titulação consiste em um processo de adição de uma solução básica de normalidade conhecida a uma solução ácida de normalidade desconhecida, ou vice-versa, até que a solução tenha ficado completamente neutralizada, possibilitando-se assim deduzir a normalidade da solução desconhecida.¹ Este relatório tem como objetivo descrever essa experiência realizada em aula e também comparar os dados teóricos e práticos, mostrando as imprecisões geradas e justificando-as sempre que possível. Foram realizados três experimentos na seguinte seqüência, necessária para obtenção dos resultados:
1. Preparação da solução de HCl
2. Padronização da solução de HCl Preparado
3. Titulação da Soda Comercial É importante destacar que para a precisão das medidas é recomendado que os experimentos acima descritos sejam realizados três ou mais vezes, entretanto, no caso atual foram realizadas apenas duas repetições para fins didáticos e de aprendizagem.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais
- 1 Bureta de 25ml
- 2 Copos de Béquer de 100ml
- 1 Funil de Vidro
- 1 Balão Volumétrico de 250ml
- 2 Erlenmeyers de 250ml
- 1 Pipeta Volumétrica de 10ml
- 1 Pipeta Graduada de 5ml
- Frasco Lavador (Água deionizada)
- Suporte Universal
- 1 Garra para Bureta
- HCl Concentrado [37% de pureza]
- Indicador ácido-base (Metil-Orange)
- Solução de Na2CO3 [0,05 mol/L]
- Solução de Soda Cáustica Comercial [ 4 g/L ]
Experimento 01: Preparação da solução de HCl
a) Cálculo do volume de HCl concentrado
Através dos dados contidos no rótulo do frasco de HCl disponível na mesa da professora, calcula-se o volume necessário do ácido para preparar 250ml de solução de ácido clorídrico 0,1 mol/L.
b) Preparação da solução de HCl de aproximadamente 0,1 mol/L Em um balão volumétrico de 250 ml coloca-se 100ml de água destilada e em