Titulação Com Base
Centro de Ciências Exatas
Departamento de Química
Química Geral Experimental
Professora: Obama
Erros e medidas ─ Algarismos significativos
Curso: Bioquímica
Disciplina: Laboratório de Química Geral e Inorgânica
Turma: 01
Acadêmicos:
Maringá, 2012
Erros e medidas ─ Algarismos significativos
INTRODUÇÃO: Para se estabelecer uma medida, é necessário que o instrumento utilizado seja compatível com o tamanho do objeto que se deseja mensurar. Ao aferirmos certo objeto, o mesmo está sujeito a uma série de erros, seja do instrumento utilizado para calcular ou de quem efetua os cálculos que determinam o tamanho. Desde modo, não é possível obter certeza em relação aos valores físicos buscados. Para diminuir o erro, é valido a utilização de algarismos significativos e selecionar o instrumento com a metragem mais adequada. Tal aula prática tem como objetivo demonstrar os erros sistemáticos que ocorrem ao se aferir valores e também explanar sobre o uso de algarismos significativos. Através dos valores obtidos, é possível calcular, por exemplo, o desvio relativo, volume, perímetro e valor médio.
PROCEDIMENTO: Os materiais utilizados no experimento foram:
Bloco de madeira; Régua de graduação de cinco em cinco centímetros; Régua de graduação de um em um centímetro; Régua de graduação de um em um milímetro.
O procedimento foi iniciado de modo em que cada um dos três alunos do grupo aferiu o bloco de madeira nas seguintes dimensões: largura, comprimento e altura. Primeiramente, o bloco foi medido com a régua de graduação de cinco em cinco centímetros. Em seguida, o mesmo procedimento foi repetido com a régua de graduação de um em um centímetro e por último com a régua de graduação de um em um milímetro. Após obter os valores, calculou-se a média aritmética de cada dimensão e em seguida o desvio absoluto. Com tais resultados foram calculados também o desvio médio relativo,