Titulaçao
----------------------------------
Aldeídos
Segundo Alves (2010) os aldeídos são um grupo funcional que contêm o oxigênio ligado duplamente a um átomo de carbono: O Grupo Carbonila. O arranjo C=0 é um dos grupos funcionais mais importantes da química orgânica. Além de aldeídos o grupo carbonila está presente em ácidos carboxílicos, ésteres, haletos ácidos e amidas.
A fórmula básica dos aldeídos é a de um álcool correspondente em número de carbonos menos dois átomos de hidrogênio, ou ainda, a substituição de dois átomos de hidrogênio de um hidrocarboneto por um de oxigênio. O odor dos aldeídos que têm baixo peso molecular é irritante, porém, à medida que o número de carbonos aumenta, torna-se mais agradável. Os aldeídos de maior peso molecular, que possuem de 8 a 12 átomos de carbono, são muito utilizados na indústria de cosméticos na fabricação de perfumes sintéticos (ALVES, 2010).
Os aldeídos podem ser obtidos pela redução de ácidos carboxílicos, ou pela oxidação parcial de álcoois em meio ácido. Outra forma de sintetizar um aldeído a partir de um álcool é desidrogená-lo cataliticamente utilizando algum metal que absorva H2 (platina, paládio, ródio), (SILVA, 2019).
Silva (2009) afirma que a hidratação de aldeídos pode ser feita através de vias ácidas ou básicas, sendo o produto final um diol (molécula de álcool com dois grupos hidroxila). Na catálise ácida, um ácido de Arrhenius libera um íon H+ que irá se unir com o oxigênio do grupo formila, que, com a quebra da ligação com o carbono, “rouba” o seu elétron oxidando-o; a molécula de aldeído é hidratada com água; e, como o oxigênio da molécula de H2O possui Nox -2, adquire carga positiva ao ligar-se com o carbono oxidado anteriormente e libera um íon H+. Formando, assim, o álcool correspondente.
Catálise ácida
Na catálise alcalina (básica), uma base de Arrhenius libera íons OH- que irão se juntar ao carbono central; em seguida, o oxigênio do grupo formila adquire