titulaçao
É uma operação industrial muito importante para a indústria, consiste em reduzir as partículas de determinado volume ou granulometria a outra de menor tamanho, através de ações mecânicas, sendo os principais:
- Compressão (pressiona o material)
- Atrito (entre as partículas e o equipamento)
- Impacto (golpes)
- corte
Os equipamentos podem funcionar empregando um ou mais tipos de atuação da força simultaneamente
1.1 Objetivo
Aumentar o número de partículas, reduzindo a perda de materiais durante sua utilização. Um exemplo que pode ser dado é caso de pedras que são retiradas de uma pedreira, ou seja, para podermos utilizá-las em uma obra de alvenaria, temos que reduzir seu tamanho para misturar os outros materiais como o cimento, areia cal e água, a fim de facilitar uma mistura homogênea (por igual) entre esses componentes.
- Reações químicas.
Ao utilizarmos partículas menores, existe maior interação entre os produtos utilizados, aumentando a reatividade química entre os componentes da reação, redução de perdas com materiais que não tenham reagido e redução do tempo de reação.
- Extração.
Alguns materiais são encontrados na natureza misturados com outros e é necessário quebra-los para liberar os outros materiais, como é o caso do granito que após a redução de tamanho é possível a separar quartzo, feldspato e areia. Outras utilizações são: a moagem e o britamento de combustíveis sólidos para facilitar a queima, a transformação de toras de madeira em cavacos para facilitar o cozimento para a produção de celulose e a moagem de sementes oleaginosas para a extração com solventes.
- Secagem.
Também a secagem é influenciada pelo tamanho do grão, pois utiliza-se muito mais energia para secar um bloco de qualquer material do que secar fragmentos de menor tamanho do mesmo material. Por isso o esmo é reduzido a grãos de tamanhos menores para reduzir o tempo de operação, reduzir o custo da secagem e de várias atividades