Tiroxina
CURSO DE FARMÁCIA – 2° PERÍODO
ADRIANA BARBOSA
CLÁUDIA REIS
DORVANI MENDES
ÉRICA LIMA
EDNALDO
VERÔNICA OLIVEIRA
TRABALHO DE FISIOLOGIA: Tireóide
PATOS DE MINAS - MG
2012
ADRIANA BARBOSA
CLÁUDIA REIS
DORVANI MENDES
ÉRICA LIMA
EDNALDO
VERÔNICA OLIVEIRA
TRABALHO DE FISIOLOGIA: Tireóide
Trabalho apresentado a Faculdade de Patos de Minas, com o pré-requisito na disciplina de Fisiologia do curso de Farmácia 2º período.
Prof.: Ft. Ms. Carla Cristina Andrade.
PATOS DE MINAS – MG
2012
INTRODUÇÃO
No sexo feminino, o hormônio foliculoestimulante desencadeia o crescimento dos folículos. Ocorre o desenvolvimento de um óvulo, em preparação para a fecundação. O hormônio antidiurético é, muitas vezes, chamado de vasopressina pelo fato de que a injeção de grandes doses do hormônio purificado provoca aumento da pressão arterial. A ocitocina também tem função importante sobre o organismo materno, no sentido de favorecer o fornecimento de leite para o recém-nascido, pelo seguinte mecanismo: o leite formado nas células glandulares das mamas é secretado, de forma contínua, para os alvéolos das glândulas mamárias e aí permanece até que a criança mame. A tiroxina, é um importante hormônio tiroidal sintetizado pela glândula tireóide e lançado na corrente sanguínea. A sua função é estimular o metabolismo basal das células através de vários mecanismos.
A produção de tiroxina é regulada, de modo quase total, pelo hormônio tireoestimulante da glândula hipófise anterior. Para se discutir a regulação da produção de tiroxina, precisamos apenas discutir os fatores que regulam a secreção do fator de liberação de tirotropina.
As causas do hipotireoidismo, a Tireoidite de Hashimoto, é uma doença autoimune que provoca a redução gradativa da glândula; falta ou excesso de iodo na dieta.
Já o hipertireoidismo, que é