Saúde pública no rn
1 - Introdução
Como cidadãos que pagam impostos devemos ter nossos direitos garantidos pelo Estado, como de fato temos, um deles é a saúde, mas esse não possui a qualidade necessária para atender a população que deveria usufruir desse direito, e acaba tendo que pagar por um serviço de qualidade. Mas como fazem os que não têm dinheiro para pagar por essa saúde de qualidade?
Os que não tem esse dinheiro acabam por ter que usar do serviço público, e estes sofrem as consequências de ter que usar a saúde pública, UTI's sem vagas para mais pessoas, que geram os corredores lotados de macas, pois nos quartos não há mais espaço para abrigar os feridos que chegam a todo momento, poucos médicos para atender a população, esse é o cenário típico do maior hospital do Rio Grande do Norte, o Walfredo Gurgel.
Fotos reais do Hospital Walfredo Gurgel
2 - Justificativa
Vejamos a proposta para a saúde feita pela candidata Rosalba em 2010, ano das eleições para governador no RN:
“A Saúde do RN está longe de atender às necessidades da população. Mas é possível melhorar a qualidade da saúde pública do RN. A maioria dos hospitais regionais estão desestruturados. Há hospitais no interior onde há 10 anos não se realiza um parto. É um fato inaceitável. Na capital, pretendo de imediato construir um novo hospital geral que funcionará na região Oeste de Natal. Vamos também apoiar a ampliação do Hospital dos Pescadores, em Natal. E construiremos o Hospital Escola materno-infantil de Mossoró, vinculado a UERN, para atender à demanda da região Oeste. Vamos implantar um programa itinerante, o Saúde em Movimento, para suprir a demanda reprimida com relação a cirurgias eletivas e a consultas em algumas áreas específicas. Enfim, priorizaremos a saúde como uma das principais necessidades básicas do cidadão. Nossos hospitais, nossas unidades de saúde, serão lugares de acolhimento das pessoas, e não de rejeição, como acontece hoje.”
Já