Tireoides e paratireoides
São glândulas do sistema endócrino produzem seus respectivos produtos chamados hormônios, que são liberados em pequenas quantidades na corrente sanguínea e atinge toda a parte do organismo e influenciam no funcionamento de células e tecidos.
Morfologia e Localização
Tireóide
A glândula tireóide tem a forma de borboleta, pesa aproximadamente 30g e possui dois lobos unidos entre si por uma ligação denominada istmo. Localiza-se apoiada sobre os primeiros anéis da traquéia, com um de seus lobos em cada lado da laringe.
[pic]
A glândula tireóide está preenchida com os folículos tireóideos, que consistem de células foliculares e células para parafoliculares. As células foliculares produzem hormônios chamados tiroxina ou T4, porque ela contém quarto átomos de iodo, e a triiodotironina ou T3, porque contém três átomos de iodo. Juntos, estes hormônios referidos como hormônios tireóideos. Ambos contém iodo e ambos apresentam o mesmo efeito. As células parafoliculares produzem a calcitonina ou CT.
[pic]
Calcitonina
O hormônio produzido pelas células parafoliculares da glândula tireóide é a calcitonina (CT). Embora atue rapidamente nas situações experimentais, a importância da calcitonina, na fisiologia normal, ainda não está esclarecida, por poder estar presente em excesso ou completamente ausente, sem causar sintomas clínicos.quando administrada como medicamento, a calcitonina reduz a quantidade de cálcio e de fosfato no sangue, por inibir a reabsorção óssea(degradação da matriz óssea) e por acelerar a captação de cálcio e de fosfato, pela matriz óssea. A calcitonina exerce seus efeitos por inibir a ação dos osteoclastos (células destruidoras de osso). A miacalcina, extrato de calcitonina derivado do salmão, é usada como medicamentos para inibir a osteoporose.
Função e controle dos hormônios tireóideos
Os hormônios tireóideos regulam o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento e a atividade do sistema