tiradentes
Nascido no dia 12 de novembro de 1746, no estado de Minas Gerais, era filho do português Domingos Silva Santos. Desde a sua infância Tiradentes já sabia ler e escrever muito bem, isso graças aos ensinamentos de sua mãe. Mas já na adolescência, teve que se adaptar a nova fase da vida, pois, acabou ficando órfão de mãe e pai, com isso o parente mais próximo à ele começou a cuidar do jovem.
Como ficou órfão com apenas 11 anos de idade, Tiradentes desde cedo aprendeu a lidar com os problemas da vida, e como se adaptou muito bem na sua cidade natal que ficava em Minas Gerais, logo ficou conhecido pela sua simpatia e o desejo de ajudar os pobres. Já adulto, aprendeu a trabalhar como tropeiro, minerador e dentista.
Tiradentes gostava muito da área militar e chegou a se ingressar no regime militar dos Dragões de Minas Gerais, com isso acabou conhecendo os planos do governo brasileiro e português. Não muito satisfeito com a ideia de que Portugal dominasse o Brasil, logo o primeiro mártir da Independência do Brasil se juntou a vários mineiros como advogados, poetas, entre outras pessoas e acabou iniciando a famosa Inconfidência Mineira, considerado um dos primeiros movimentos do Brasil com o objetivo de tentar livrar o país de Portugal.
Como o líder do movimento era Tiradentes, um homem com muita liderança e organização, acabou que os militares decidiram puni-lo de uma forma mais sangrenta do que os outros participantes do grupo. Tiradentes foi o único a receber uma condenação de morte por causa da sua causa patriota, e por ser uma pessoa muito influente, as pessoas de alto escalão decidiram ordenar o enforcamento e posteriormente o esquartejamento no dia 21 de abril de 1792.
Esse ato heroico de Tiradentes para tentar proteger o país das leis criadas por Portugal, acabou sendo reconhecido pelo Brasil e a partir daí criaram essa data em homenagem ao primeiro mártir da Independência Nacional.