Tiradentes
Biografia:
Joaquim José da Silva Xavier- Tiradentes, nasceu em 12 de novembro de 1746, na fazenda Pombal, na vila de São João Del Rei( atual cidade de Tiradentes).
Com a morte prematura dos pais, logo sua família perde as propriedades por dividas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de um primo. Trabalhou como mascate e minerador, e se dedicou também as praticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista o que lhe valeu o apelido de Tiradentes.
Em 1780 alistou-se na tropa da capitania de Minas Gerais, sendo nomeado no ano seguinte comandante do destacamento dos dragões na patrulha no caminho novo( estrada de rota de escoamento da produção mineradora de Minas para o Rio de Janeiro).
A partir daí Tiradentes aproximou-se de grupos que criticavam a exploração do Brasil pela metrópole, sendo que o volume de riquezas confrontava-se com a pobreza que permanecia com o povo.
Licenciou-se da cavalaria, mudando –se para o Rio de Janeiro por um período de aproximadamente 1 ano, onde idealizou projetos de vulto, porém não obteve aprovação para execução das obras, razão pela qual retorna para Minas onde começou a pregar em Vila Rica a independência daquela província.
INCONFIDÊNCIA MINEIRA
A Inconfidência Mineira, foi um dos mais importantes movimentos sociais da Historia do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial, ocorrido em Minas Gerais em 1789, em pleno ciclo do ouro.
No final do século XVIII, o Brasil ainda colônia de Portugal, sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos.Além disso a metrópole havia decretado uma serie de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. Por exemplo, em 1785, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de industrias fabris em território brasileiro.
Principais causas da Inconfidência Mineira
Exploração colonial imposta por Portugal ao Brasil