Tipos e Características dos óleos lubrificantes.
Os óleos lubrificantes são substâncias utilizadas para reduzir o atrito, lubrificando e aumentando a vida útil dos componentes móveis dos motores.
As principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade , a densidade relativa, o Ponto de fulgor, o Ponto de combustão, e o Ponto de mínima fluidez.
Viscosidade: A viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre (escoa); quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso),mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo a lubrificação das mesmas. A viscosidade é inversamente proporcional à temperatura. O ensaio é efetuado em aparelhos denominados viscosímetros. [Os viscosímetros mais utilizados são o Saybolt, o Engler, o Redwood e o Ostwald.]
Índice de viscosidade: Mostra como varia a viscosidade de um óleo conforme as variações de temperatura. Os óleos minerais parafínicos são os que apresentam menor variação da viscosidade quando varia a temperatura e, por isso, possuem índices de viscosidade mais elevados que os naftênicos.
Densidade relativa: Relação entre a densidade do óleo a 20°C e adensidade da água a 4°C ou a relação entre a densidade do óleo a 60°F e a densidade da água a 60°F.
Ponto de fulgor : Temperatura mínima à qual pode inflamar-se o vapor de óleo, no mínimo, durante 5 segundos. O ponto de fulgor é um dado importante quando se lida com óleos que trabalham em altas temperaturas
Ponto de combustão: Temperatura mínima em que se sustenta a queima do óleo.
Ponto de mínima fluidez: Temperatura mínima em que ocorre o escoamento do óleo por gravidade. O ponto de mínima fluidez é um dado importante quando se lida com óleos que trabalham em baixas temperaturas..
Os óleos lubrificantes podem ser de origem animal ou vegetal (óleos graxas), derivados de petróleo