A finalidade da auditoria
A auditoria compreende todos os processos internos e não apenas o setor financeiro da organização. Ela funciona como uma consultoria que atende às necessidades dos sócios-investidores, dos acionistas ou, mesmo, do Estado, a fim de que a empresa evolua e cumpra as normas legais que a regulam, ao fim do processo, o auditor emite o Parecer da Auditoria, junto às Demonstrações Financeiras ou Contábeis.
O trabalho de auditoria é fundamental, pois é através dela que a empresa elimina os riscos de fraudes e garante a efetividade dos controles organizacionais. É também por meio desta que controla-se o que está sendo feito em cada segmento da empresa, mantendo uma boa postura perante o Estado e a própria organização.
Tipos de auditoria:
O auditor é responsável por garantir que todas as atividades da instituição seguem os objetivos e planos traçados e são cumpridas com sucesso, podendo ter que interferir com os seus funcionários, métodos de trabalho, pesquisas, treino e organização de novos empregados, entre outras funções básicas de manutenção e controle da atividade organizacional.
Auditoria Interna - Auditoria realizada por um departamento interno, responsável pela verificação e avaliação dos sistemas e procedimentos internos de uma entidade. Um de seus objetivos é reduzir a probabilidade de fraudes, erros, práticas ineficientes ou ineficazes. Esse serviço deve ser independente e prestar contas diretamente à classe executiva da corporação.
Auditoria Externa - Auditoria realizada por uma empresa externa e independente da entidade que está sendo fiscalizada, com o objetivo de emitir um parecer sobre a gestão de recursos da entidade, sua situação financeira, a legalidade e regularidade de suas operações.
Auditoria Articulada - Trabalho conjunto de auditorias internas e externas, devido à superposição de responsabilidades dos órgãos fiscalizadores, caracterizado pelo uso comum de recursos e comunicação recíproca dos resultados.
A