Tipos Metalicos
ENSINO MÉDIO
O CHOQUE CULTURAL ENTRE OS EUROPEUS, INDÍGENAS BRASILEIROS ASTECAS E INCAS
SOROCABA
2014
AUTOR
Pedro de Almeida Pecora n. 33
O CHOQUE CULTURAL ENTRE OS EUROPEUS, INDÍGENAS BRASILEIROS ASTECAS E INCAS
Trabalho apresentado à ETEC. “Rubens de Faria e Souza”, como exigência feita pela professora Fernanda Fontes.
14/05/2014
Orientador: Prof.(a) Fernanda Fontes
SOROCABA
2014
Introdução
A conquista da América e a sua posterior colonização, foi um empreendimento gigantesco, que sem dúvida alguma mudou os rumos da civilização ocidental. Esta obra, cujas marcas principais estão diretamente relacionadas a expansão marítima e comercial levada a cabo pelos países como Portugal e Espanha no final do século XV, realizou-se com a perda de milhões de vidas e o extermínio completo de muitas civilizações indígenas.
ASTECAS
Origem
A civilização Asteca foi formada por um conjunto de etnias indígenas que possuía um idioma comum, o náhualt. Habitavam as regiões deTenochitlán e Tlatelolco, na Mesoamérica, entre os séculos XII e XVI. Esta civilização foi, juntamente com a maia e a inca, uma das grandes civilizações da era pré-colombiana. Apesar de não se autodenominarem astecas, o nome foi dado pois, acredita-se que a maioria das tribos era oriunda de Aztlán.
Expansão demográfica Depois do colapso da mítica cidade de Tollan, no princípio do século XII, ocorreu uma imensa migração de índios toltecas e chichimecasem direção a região de Cholula, zona oeste do atual estado de Puebla, no México. Os migrantes estabeleceram alianças com os habitantes nativos e conseguiram vencer os olmecas numa disputa, finalmente ocupando a zona do Planalto Central. A última grande migração foi de uma outra tribo, ocorrida durante os séculos XIII e XVI e neste intervalo de tempo, o povo que agora chamamos astecas, já havia ocupado quase todo o território.
O Império Asteca Depois de