Tipos de vírus
São malwares que infestam o computador com anúncios e propagandas, porém sem o seu consentimento. Existe toda uma indústria por trás dos adwares, e eles faturam milhões.
Keyloggers
São malwares criados para monitorar tudo que é digitado no teclado pelo usuário. Com o objetivo de capturar senhas e outros dados pessoais.
Spywares
São malwares que rastreiam toda a sua atividade no computador e internet, monitorando páginas visitadas, hábitos de navegação e tantas outras informações. Podem vir embutidos em softwares desconhecidos e sites maliciosos.
Trojans ou cavalo de tróia
São malwares maliciosos que executam atividades ocultas no sistema. Podem vir junto com um arquivo que você baixou ou camuflado em outros programas.
Worms
São uma espécie de malware, que utiliza a rede para contaminar outros computadores e se propagar. Costumam infectar um grande número de computadores e se espalham de forma muito rápida. Costumam chegar por anexos de e-mails.
Hijackers
São programas que costumam infectar o navegador da vítima. Podendo alterar a página inicial do usuário, exibir pop-ups abusivamente e instalar barras de ferramentas indesejáveis. Costumam atingir o Internet Explorer.
Rootkits
São uma espécie de trojan que procuram se camuflar no sistema, com técnicas avançadas de programação. Costumam utilizar técnicas como: esconder suas entradas no registro, e esconder os seus processos no gerenciador de tarefas.
Vírus de Boot
Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a partição de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o computador é ligado e o sistema operacional é carregado.
Time Bomb
Os vírus do tipo "bomba-relógio" são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectando um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido. Alguns vírus se tornaram