Tipos de virus
Em 1983, Fred Cohen estudante de doutorado foi o primeiro a descrever programas autocopiáveis criados para modificar computadores como vírus. Foi o primeiro vírus documentado.
Alguns dos primeiros vírus a infectarem computadores pessoais incluíam os Apple Viruses, que atacavam os modelos Apple II e o vírus Brain, que infectava os PCs.
Vírus de Computador
São pequenos programas capazes de causar grandes transtornos a indivíduos, empresas e outras instituições, afinal, podem apagar dados, capturar informações, alterar ou impedir o funcionamento do sistema operacional e assim por diante.
Como agem?
Recebem esse nome porque possuem características de propagação que lembram os vírus reais (biológicos). Antigamente era transmitido via disquete, ou seja, precisava da ajuda humana para se espalhar para outros computadores. Com o surgimento da internet passou a ser mais fácil a reprodução desses programas maliciosos através de alguns fatos:
Falhas de segurança (bugs): sistemas operacionais e outros programas não são softwares perfeitos e podem conter falhas.
E-mails: essa é uma das práticas mais exploradas.
Downloads: o usuário pode baixar um arquivo de um determinado site sem perceber que este pode estar infectado.
Pode-se também se contaminar quando uma outra pessoa contamina um computador da rede, assim o programa malicioso procura um falha para tentar infectar outro computador mesmo esse ser executar nenhum comando
Malware
É comum pessoas chamarem de vírus todo e qualquer programa, mas há vários tipos de "pragas digitais", sendo os vírus apenas uma categoria delas.
Usa-se um termo mais aquedado para