Ginastica laboral
Ginastica Laboral
Histórico
A partir do século XX começou a ser tratado o assunto da ginastica laboral como matéria de interesse científico.
Em 1925 iniciou na Polônia uma espécie de ginástica de pausa para os operários, depois na Holanda, Rússia Alemanha Oriental.
Em 1928 foi regulamentada no Japão a prática de Radio Taisso ( ginastica pelo rádio ), adotada pelas empresas e escolas, como uma atividade diária para descontração e manutenção da saúde.
Em 1960 a França e a Bélgica adotaram a Ginastica Laboral e realizaram pesquisas visando avaliar os benefícios nessa prática. No mesmo ano nos EUA, as empresas começaram a investir no condicionamento físico dos trabalhadores incentivando a pratica de exercícios dentro e fora da empresa.
Em 969 foi introduzida no Brasil a Ginástica Laboral por executivos de uma Indústria naval no RJ. Os operários se dividiam em grupos e realizavam exercícios voltados para a coluna vertebral, abdômen e aparelho respiratório.
Em 1973 foi estabelecida uma proposta de exercícios baseados em análise Biomecânica.
Em 1978 no Brasil foi formada a 1º Associação de Rádio Taisso, em comemoração a 70 anos da imigração japonesa.
Em 1990 a Ginástica Laboral ganhou importância e espaço, sendo vista como uma ferramenta para humanizar o meio empresarial e prevenir doenças ocupacionais.
DEFINIÇÂO
GL- é a prática de atividade física destinada ao trabalhador com intuito de reduzir, minimizar ou eliminar algum desconforto proveniente do ambiente de trabalho.
Baseia-se em exercícios de alongamento, relaxamento, massagens e fortalecimento muscular.
A Ginástica Laboral deve ser planejada visando compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho, relaxando e tonificando-as.
A Ginástica Laboral pode ser aplicada em qualquer empresa, basta conhecer a atividade desempenhada pelo funcionário. O programa da GL deve ter participação de outros setores da empresa como a segurança e medicina do trabalho formando