tipos de vinculos
3.1 GRAUS DE LIBERDADE. É o menor numero de parâmetros necessários para definir a posição do sólido; o sistema plano possui três graus de liberdade pois pode-se ter três movimentos: translação horizontal, translação vertical e rotação.
Os vínculos são dispositivos colocados em um corpo rígido, cuja função é limitar ou impedir o movimento (translação e rotação) desse corpo em determinadas direções, ou seja, os vínculos são restrições aos graus de liberdade. A figura procura mostrar a função do vinculo:
Figura 4: corpo livre e corpo vinculado.
Fonte: (KAMINSKI,2000)
3.2 SISTEMAS DE FORÇAS BIDIMENCIONAIS
Os vínculos podem ser classificados em três, quanto ao numero de reações, são eles:
3.2.1 Vinculo de primeiro gênero. Impede o movimento do corpo em um único sentido e possui apenas uma reação: reação vertical ou horizontal. Numero de incógnitas: 1. Exemplo figura:
Figura 5: apoio simples (rolete). Esse apoio é capas de impedir somente o movimento de translação do corpo no sentido perpendicular ao plano de apoio.
Fonte: (KAMINSKI,2000)
Figura 6: exemplo de vinculo de primeiro gênero.
Fonte:http://www.em.ufop.br/deciv/departamento/~ricardoazoubel/Parte%202_6%20Introducao.pdf
3.2.2 Vinculo de segundo gênero.
Impede a translação do corpo em dois sentidos e possui dois números de reações: reação horizontal e reação vertical. Número de incógnita 2: exemplo figura:
Figura 7: articulação e apoio fixo: restringe a translação do corpo em todas as direções, mas é incapaz de restringir rotações, não impede a rotação do corpo rigido em torno dele mesmo.
Fonte: (KAMINSKI,2000)
Figura 8: exemplo de vinculo de primeiro gênero.
Fonte:http://www.em.ufop.br/deciv/departamento/~ricardoazoubel/Parte%202_6%20Introducao.pdf.
3.2.3 Vinculo de terceiro gênero.
Impede o movimento de translação em todos os sentidos e impede também a rotação do corpo. Possui três números de reações: reação horizontal, reação vertical e