naasei
2660 palavras
11 páginas
1. RESPONSABILIDADE SOCIAL A Responsabilidade Social está relacionada ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral. As sociedades contemporâneas, já estão reconhecendo a responsabilidade social como valor destinado à perenidade. Prova disso é que segundo pesquisas, a Responsabilidade Social faz parte da sustentação dos negócios, isso devido a 2/3 dos consumidores darem preferência a empresa socialmente responsáveis.
1.1 Responsabilidade Social e sua Evolução
Trataremos a respeito do conceito de responsabilidade social, suas perspectivas e sua evolução.
Muito se tem falado atualmente sobre a responsabilidade social. Segundo Megginson (2005), “responsabilidade social representa a obrigação da administração de estabelecer diretrizes, tomar decisões e seguir rumos de ação que são importantes em termos de valores e objetivos da sociedade”.
O conceito abordado pode ser sinalizado através de ação social, atividades comunitárias, preocupação com o bem-estar social, dentre outros aspectos.
No decorrer dos anos, ocorreu uma evolução no conceito da responsabilidade social. Vamos estudar, a seguir, um a um.
1.2 Período de maximização do lucro
Iniciou-se na Revolução Industrial com alguns princípios ditados pela filosofia de John Locke e a crença de Adam Smith.
John Locke afirmava que a propriedade privada seria protegida pelo governo, e Adam Smith tinha como crença que o bem-estar da sociedade depende da influência das empresas e da sinalização do mercado.
Eram consideradas promessas a produtividade, a economia, o trabalho duro e a dedicação, e alguns empresários da época focavam o aumento da eficiência com o intuito de elevar o lucro e promover o crescimento econômico.
Já outros empresários não estavam preocupados com o bem-estar social, pois acreditavam que o empregado deveria ser explorado e, em determinado momento, despachado.
Nesse contexto, nasceram os sindicatos*, fazendo com que as pessoas lutassem e