Tipos de valvulas
São dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper o fluxo em uma tubulaço. São acessórios muito importantes nos sistemas de conduço, e por isso devem merecer o maior cuidado na sua especificação, escolha e instalação.
As válvulas classificam-se em:
Válvulas de Bloqueio:
São válvulas que se destinam primordialmente a estabelecer ou interromper o fluxo, isto é, só devem funcionar completamente abertas ou completamente fechadas.
Tipos:
- válvulas de gaveta (gate valves)
- válvulas de macho (plug, cock valves)
- válvulas de esfera (ball valves)
- válvula sde comporta (slide, blast valves)
PRINCÍPIO DE OPERAÇÃO
Em posição normal, o obturador é mantido preso, pré-tencionado por mola de torção e engatado na trava ligada ao diafragma por meio da haste regulável. Quando o “set-point” é atingido, por aumento ou queda de pressão, o obturador se destrava e gira em direção à sede, bloqueando a passagem do gás. O mecanismo da válvula de Ø 12” difere do acima descrito, ver desenho de detalhe na página 33 deste documento, onde a trava da portinhola não está ligado à haste do atuador, que neste caso não é regulável. Este mecanismo é independente da trava e isolado da pressão interna do corpo da válvula, sendo seu movimento transmitido pelo bloco atuador ao pino do atuador como um martelo.
O ajuste da porca de regulagem permite ajustar a precisão do “set-point” e do re-arme. O ajuste básico é efetuado em fábrica, entretanto, em caso de manutenção ou troca da mola será necessário ajustar a porca de regulagem novamente.
Para ajuste inicial, sugerimos que seja seguido o procedimento a seguir: Com o conjunto montado, porém, sem a carcaça da mola, pressionando o conjunto do diafragma, rearmar a válvula. Mantendo o conjunto do diafragma pressionado, girar a porca do diafragma no sentido anti-horário, até que ocorra o desarme. Ajustar a altura da porca de regulagem, girando a porca do diafragma,