tipos de textos
A circular caracteriza-se como uma comunicação que, reproduzida em muitos exemplares, é dirigida a muitas pessoas ou a um órgão. Serve para transmitir avisos, ordens ou instruções. Em geral, contém assunto de caráter ou interesse geral.
Tratando-se de carta circular, o redator deve escrever de maneira que o receptor tenha a impressão de que ela foi redigida especialmente para ele.
2 - Memorando
Comunicação interna que utiliza-se de linguagem que se aproxima de níveis informais. Não se deve, portanto, usar preciosismos e tampouco terminologia excessivamente técnica em memorandos (memo), ou CI (Comunicado Interno). No memorando deve constar: Para: nome ou cargo do destinatário. De: nome ou cargo do emissor. Assunto: o título que resume o teor da comunicação. Data. Mensagem. Fecho. Assinatura.
São dispensáveis: saudação de abertura (vocativo): ‘Prezado Senhor’; repetição do cargo abaixo da assinatura (quando se trata de uma empresa média ou grande); saudação final: ‘atenciosamente’.
3 - Ofício
É o meio usual de comunicação por escrito entre os órgãos do serviço público. Os ofícios podem conter tanto comunicações de ordem administrativa, quanto comunicações de ordem social, tais como: convites, cumprimentos, agradecimentos, etc.
Esta é a estrutura do ofício:
Dizeres que identificam o expedidor:
“Coordenadoria...”
“Departamento...”
“Divisão...”
Local e data
Iniciais do setor expedidor, número do ofício e ano
Síntese do assunto (facultativa)
Título funcional da autoridade a quem é dirigido:
“Senhor Diretor...”
“Senhor Chefe...”
“Senhor Encarregado...”
“Senhor Funcionário...”
Desenvolvimento do assunto
Para superiores hierárquicos:
“Respeitosamente”
Para funcionários de mesmo nível ou subalternos:
“Atenciosamente”
Seguida de: nome da pessoa que assina indicação do cargo ou função que exerce
O nome de quem vai receber o ofício, seguido do respectivo cargo ou função
Iniciais dos nomes